POR QUE FREQUENTAR UM GRUPO MATERNO?
- Patricia Ela

- 11 de nov. de 2025
- 1 min de leitura

Comecei a ver a série Workin' Moms quando estava grávida em 2020.
Eu já trabalhava com preparação ao parto mas o período pós-parto não fazia parte do meus protocolos, mas senti que poderia criar algo do tipo.
Depois do nascimento da minha filha tive a certeza de que reuniões como essas podem ajudar muito as mães de bebês e crianças pequenas :
Privação de sono, problemas na amamentação, desacordos com o parceiro, dúvidas sobre o desenvolvimento e saúde da criança. Angústias sobre essa nova identidade pós nascimento do filho, a sobrecarga, a vida profissional, o corpo, etc.
Nas grandes cidades, a maternidade é vivida muitas vezes no isolamento, coisa que é contraria a natureza humana.
Esse isolamento, somado as exigências da vida urbana e competitiva cria um modelo de maternagem solitário, angustiante e sobrecarregado.
Partilhar os sentimentos ambivalentes, confusos, intensos, etc, ajudam as mães a relativizarem e separarem o que é biográfico (da historia e realidade pessoal de cada uma) do que é comum, vividos por todas ou maior parte de nós mas experimentados na solidão.
Trocar experiências, vivências, desejos e angústias pode transformar e enriquecer esse período tão intenso e emocionante rico na vida das mulheres.

Comentários